Translate

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O que é um MOOC?



MOOC é um termo criado por Dave Cormier e é um acrônimo para Massive Open Online Course. Ou seja, cursos online de acesso livre para participação de um grande número pessoas.
Apesar de ser um conceito novo e não ter uma definição comum aceita pelos especialistas do segmento, um MOOC tem três características básicas:
  • Livres: qualquer pessoa pode se inscrever em um MOOC gratuitamente e sem ser um aluno matriculado em uma escola/universidade.
  • Larga escala: esse tipo de curso online, ao contrário de cursos tradicionais onde existe um número limitado de alunos, é estruturado para suportar um número massivo de participantes.
  • Descentralizado: não há um professor central, apenas um membro do corpo docente para direcionar as muitas informações que são compartilhadas pela rede de participantes.
De acordo com o próprio Dave Cormier, MOOC é um evento onde as pessoas que possuem um interesse em comum podem compartilhar ideias e experiências com base tanto no material do curso como no que está disponível na internet em blogs, comentários ou fóruns de discussão.

Alguns cursos online de massa possuem uma estrutura mais "centralizada", que se assemelha mais aos cursos presenciais tradicionais. Esse tipo de MOOC é às vezes chamado de X-MOOC
No X-MOOC, há um professor que transmite o conteúdo do curso para o grupo participantes, seja através de vídeos ou áudios, e por isso não tem o mesmo grau de interação entre os participantes como no MOOC tradicional.


MOOC Tradicional X-MOOC
Autonomia do Participante Total. O participante tem que gerar e buscar informação externa (além do material disponível). Parcial. O participante é guiado pelo conteúdo do professor, mas também pode gerar contribuir com conteúdo externo.
Conteúdo do Curso Descentralizado. Enriquecido por conteúdo externo e pelo compartilhamento de informações entre os participantes. Centralizado. Conteúdo principal fornecido pelo professor. Participantes podem trocar ideias no própria plataforma do curso.
Professor Apenas direciona algumas informações compartilhadas pelos participantes. Fornece o conteúdo principal do curso para os participantes e dirieciona as discussões.


Particularmente, acho o modelo X-MOOC melhor para o ensino à distância em massa. Com um professor, o conteúdo fica melhor direcionado, o aprendizado menos maçante e mais divertido. De qualquer maneira, sou fã e entusiasta de cursos online.

2 comentários: