Translate

domingo, 28 de outubro de 2012

Educação Online: Vontade e Disciplina

Acredito que a maioria das pessoas sempre quer saber mais, ter mais conhecimento. Infelizmente, o modelo tradicional de ensino nos consome o recurso mais escasso: tempo. Seja por causa do horário preestabelecido ou pelo deslocamento até o local físico onde o curso vai acontecer. Sem mencionar que não é todo dia naquele mesmo horário que nosso cérebro está descansado e estamos dispostos a absorver mais informação.

E-learning
Graças à tecnologia, surgiram os cursos online, com a promessa de poupar nosso valioso tempo. Porém, como a maioria das tentativas de "internetizar" elementos do mundo real, no início, muitos cursos simplesmente eram ministrados pela rede com os mesmo recursos das salas de aula. Foi a época da popularização do termo e-learning. Não era mais necessário estar fisicamente na sala de aula, economizaríamos o tempo de deslocamento.
e-learning (crédito: www.freecourses.net.au)

Flexibilidade
Com a maior popularização da banda larga, evolução das tecnologias da web e até mesmo o melhor entendimento de como usar a internet como meio de ensino a distância, os cursos online estão mais maduros. Eles não proporcionam apenas economia de tempo, mas também flexibilidade. É possível ainda receber certificados de conclusão dos cursos, de acordo com o desempenho do aluno. Tudo online.

E, como está tudo na internet, é possível fazer cursos de instituições reconhecidas mundialmente, como Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard University e University of Pennsylvania. Os cursos não só na área de tecnologia: há cursos de saúde, psicologia, ciências sociais ou mesmo nutrição. Muitos são gratuitos!

Podemos aprender assuntos novos, nos atualizar, gratuitamente, no conforto de nossas casas e no horário que estivermos mais dispostos. A tecnologia está ajudando a popularizar a educação no mundo. Tendo um computador com acesso à internet, as únicas exigências dos alunos são: vontade e disciplina

Educação sem limites! (crédito: www.dbu.edu)

Acesso à Tecnologia?
É claro que ainda falta muito para a tecnologia ser "onipresente", mas já é um bom começo. E, pelo conteúdo gerado pelas (e procurado nas) redes sociais, principalmente no Brasil, podemos inferir que o computador com acesso a internet não é a "grande barreira" entre o aluno e o conhecimento.

Alguns sites de cursos online gratuitos que merecem (muito) nossa atenção:
  • coursera: cursos de nível universitários de várias universidades conhecidas em diversas áreas (já fiz um excelente curso de negócios e recomendo).
  • edX: similar ao coursera, mas ainda existem poucos cursos disponíveis.
  • Khan Academy: diversos cursos desde matemática básica até mais avançados como capital de risco. Tem um formato gamificado (onde os alunos ganham pontos e badges de acordo com seus resultados) bem interessante e estimulante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário