Translate

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cursos online podem valer créditos em universidades!

O Conselho Americano de Educação (ACE) vai revisar alguns cursos gratuitos online, também conhecidos como MOOCs, que são oferecidos por universidades de elite e pretende recomendar que outras universidades concedam créditos para alunos desses cursos online.

A ideia é fazer com que os alunos de universidades tradicionais possam concluir o curso mais rápido fazendo os cursos online fora das salas de aula. Vale lembrar que esses cursos são ministrados por professores de universidades de ponta, como Universidade da Pensilvânia (Penn) e Universidade de Stanford, entre outras. O projeto pretende incluir de 5 a 10 cursos oferecidos pelo Coursera no programa de créditos. Mais detalhes sobre o projeto aqui

Acho a ideia excelente. Particularmente, com cursos bem estruturados para o ambiente online, basta vontade e disciplina por parte dos alunos para que o modelo funcione bem.

Brasil
Infelizmente, o Brasil ainda está bem atrasado quando falamos em inovação na educação. O  Ministério da Educação (MEC) ainda coloca muitas barreiras para o desenvolvimento do ensino no país, como a obrigação de uma prova final escrita independente da disciplina ou mesmo as complicadas normas da ABNT, onde gasta-se mais tempo para formatar as produções acadêmicas do que para produzi-las. 

De qualquer maneira, acredito que essa é uma tendência mundial que cedo ou tarde terá impactos positivos no Brasil. Espero que não seja tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário