Translate

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

De onde vêm as boas ideias?

Todos nós queremos ter boas ideias, ser mais criativos e inovadores. E quando falamos de ideia, qual é a primeira imagem que formamos na nossa mente?


Exatamente!

Gostamos de pensar na ideia como aquele lampejo que de repente faz tudo ter sentido, o momento Eureka. Um momento de iluminação que acontece de repente. Com base nesse modelo, poderíamos dizer que a ideia é algo simples. Será?




Café

Steven Johnson, um escritor de ciência americano, começou a estudar os ambientes onde nascem as grandes ideias e descobriu um padrão. Ele notou que os ambientes inovadores são parecidos com um café, onde existem várias pessoas com experiências diferentes, interesses diferentes, ideias diferentes. É nesse ambiente meio caótico que as ideias têm mais possibilidade de se juntarem.
Aliás, esse tipo de ambiente nos faz lembrar de uma empresa bastante inovadora...

Com base nesses estudos, Johnson escreveu um livro cujo nome dá título a este post. No livro ele explica em detalhes a importância do ambiente na criação de grandes ideias e mostra os padrões no processo de inovação, fazendo uma analogia entre as inovações feitas pelo homem e pela natureza.

Rede

Segundo Johnson, a ideia é, em um nível mais básico, uma rede. Uma nova ideia é uma rede de neurônios estabelecendo uma configuração que nunca havia se formado antes em nosso cérebro. 



Ideias combinadas

Johnson defende ainda que, na verdade, as ideias são combinadas com outras que estão por perto, no mesmo ambiente. Usamos ideias de pessoas que nos ensinaram algo, que ouvimos durante uma conversa na hora do cafezinho, e juntamos com as nossas em novas formas. É assim que inovamos, que criamos algo novo.  E, analisando historicamente, é possível perceber que as grandes ideias passaram por um longo período de incubação que pode levar semanas, anos ou até décadas.

Mesmo Arquimedes, um dos maiores matemáticos da história, já tinha uma ideia incubada sobre como calcular o volume dos corpos bem antes do "Eureka!".


Em outras palavras, as boas ideias, na verdade, não aparecem num estalo. Elas são incubadas em nossas mentes por um tempo para que possam evoluir e amadurecer. Ambientes onde podemos ter contato com pessoas diferentes, com experiências de vida diferentes (como os cafés), certamente nos colocarão em contato com outras ideias que podem ser costuradas com as nossas e assim nos ajudar a criar inovadoras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário