Translate

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ciência é para todos (inclusive para as crianças)!

"Science is for everyone, kids included" foi uma palestra do neurocientista Beau Lotto no TED Talks onde ele mostra que todas as pessoas, inclusive as crianças, deveriam "fazer ciência e, através de processo de descoberta, mudar as próprias percepções".

Beau Lotto diz que novas percepções começam com questionamento. Mas questionamento gera incerteza e isso é ruim, nosso cérebro não lida muito bem com incertezas. Mas é das incertezas que surgem as inovações.

Ele defende também que existe um ambiente onde a incerteza é boa: dentro dos jogos. Incerteza é o que torna um jogo divertido. Tornando o processo de "fazer ciência" mais parecido com um jogo, crianças entre 8 e 10 anos da escola primária Blackawton (Blackawton Primary School), através da iniciativa chamada i, scientist de Beau Lotto, publicaram um artigo científico: Blackawton bees! Muito provavelmente são os mais jovens autores de artigos científicos do planeta.

Esse é um excelente exemplo de como podemos melhorar a educação e levá-la ao próximo nível. O modelo existente hoje é antiquado e não promove a criatividade. Precisamos inovar.

"Play is one of the only human endeavors where uncertainty is actually celebrated. Uncertainty is what makes play fun." - Beau Lotto

Vale muito a pena assistir:



Nenhum comentário:

Postar um comentário