Translate

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Bill Gates e o Big History Project

Ontem, 29 de outubro, foi o aniversário de 57 anos do Bill Gates. Vários artigos na internet falando do  fundador da Microsoft, como ele começou, quais lições podemos tirar de suas experiências, dicas para empreendedores etc.
Depois de ler algumas matérias repetidas, resolvi dar uma olhada no blog dele, o The Gates Notes, e logo na página inicial tinha um banner divulgando que um projeto chamado Big History Project, estava disponível para professores que queiram ter uma "experiência totalmente nova na forma de ensinar".
Idealizador do Big History Project

Fiquei curioso e fui buscar mais informações no site do Big History Project. O projeto é realmente interessante: trata-se de um curso de história que cobre os acontecimentos desde o Big Bang até os tempos modernos, procurando relacionamentos e padrões que nos ajude a entender melhor o mundo em que vivemos. São mais de 13 bilhões de anos de história!

O projeto começou há 2 anos atrás, pela iniciativa do Professor David Christian da Macquarie University de Sydney, e ganhou notoriedade em uma palestra no TED Talks chamada The history of our world in 18 minutes em março de 2011 (o Bill Gates estava assistindo a palestra). Depois disso, virou um curso online chamado Big History: The Big Bang, Life on Earth, and the Rise of Humanity. Bill Gates fez o curso e, em suas palavras, "foi - e ainda é - seu curso favorito de todos os tempos". O público-alvo do projeto são os estudantes do ensino médio (high school nos EUA e Austrália). O programa ainda está em fase piloto e, posteriormente, estará disponível para todas as escolas do mundo gratuitamente.

O Professor David Christian defende que, compartilhando o cenário completo - Big History - e desafiando os alunos a explorar as ligações entre os principais eventos da história, o projeto, em última análise, vai ajudar os jovens estudantes a desenvolver o pensamento crítico e competências que permitem às pessoas ler e escrever com independência, compreensão e fluência. 

Vídeo de introdução do projeto:



Mais uma vez a inovação e a tecnologia nos ajudando a aprender mais, melhor e de uma forma mais divertida. Sim, na minha opinião, aulas (cursos, palestras etc) têm que ser divertidas.

Pessoalmente, sempre gostei de história, mas nunca das aulas de história, que eu achava cansativas e repetitivas. A abordagem do projeto é muito mais interessante e objetiva. Bem que esse projeto poderia existir lá no começo da década de 90... 




Nenhum comentário:

Postar um comentário