Translate

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Folha Artificial

Um dos grandes desafios que temos pela frente é encontrar soluções para as nossas crises energéticas. Para resolver essa questão, existem vários cientistas ao redor do mundo pesquisando alternativas inteligentes.
Muitas dessas novas ideias, infelizmente, não saem do laboratório, mas esse não é o caso da Folha Artificial do Dr. Daniel Nocera, que está no caminho de se tornar comercializável através de sua empresa Sun Catalytix.


Folha Artifical
A folha é feita de silicone e um catalizador. Ao ser colocada em água e exposta à luz solar, a folha decompõe a água em hidrogênio e oxigênio. As bolhas sobem para a superfície da água e os gases podem ser coletados e armazenados em células de combustível. Isso mesmo, uma fotossíntese artificial.



Como algumas bactérias podem se formar na superfície da folha artificial e impedir a produção de energia, ela tem a característica "se curar sozinha", o que permite que a folha funcione também em água que não seja limpa.

Uma única folha em um litro de água pode fornecer 100W de energia, 24 horas por dia. Apesar de não ser a forma mais eficiente de geração de energia, é uma boa opção de energia personalizada ou "energia fast-food", de acordo com o próprio Dr. Nocera.

Se realmente sair do laboratório, as aplicações são promissoras: desde fornecer energia para pequenos eletrodomésticos até carros. Vamos aguardar e torcer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário