Translate

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Incubadoras NeoNuture

Um grande problema que ainda existe hoje é a alta taxa de mortalidade infantil, principalmente em países em desenvolvimento. Muitos bebês morrem ainda no primeiro mês de vida por não terem condições apropriadas no nascimento. Quase 2 milhões de bebês morrem todo o ano por nascerem prematuros.

Incubadora Moderna
Sabemos que, mantendo bebês prematuros aquecidos adequadamente, poderíamos reduzir as taxas de mortalidade significativamente. A tecnologia já existe e é bem avançada: incubadoras.

Mas uma incubadora moderna é cara, custa em torno de 40 mil dólares. Países mais pobres não conseguiriam bancar a compra de equipamentos tão caros.
Muitos filantropos e governos de países desenvolvidos doam incubadoras para os países mais pobres. Problema resolvido, certo? Na verdade, não.

Essas incubadoras modernas vão funcionar muito bem no prazo de 1 ou 2 anos até precisarem de manutenção. E quem vai fazer a manutenção? Ninguém! Não há mão-de-obra especializada nas regiões mais pobres e muito menos um sistema de peças sobressalentes! É por isso que hospitais de muitos países em desenvolvimento estão cheios de incubadoras paradas e bebês que não sobrevivem após o 1° mês de vida.

"Não basta dar a vara de pesca, tem que ensinar a pescar"

Foi pensando dessa maneira que Timothy Prestero, CEO da Design That Matters (organização sem fins lucrativos que cria soluções para problemas de países em desenvolvimento) teve uma grande ideia e desenvolveu uma solução que ajudou de verdade a minimizar as taxas de mortalidade infantil em países pobres. 

Prestero se questionou: quais seriam os recursos abundantes que existem nesses países? Ele percebeu a população conseguia manter, de forma razoavelmente eficaz, seus carros funcionando!
Então veio o desafio: seria possível montar uma incubadora apenas com peças de automóveis? Sim, foi possível. E assim foi criada a Incubadora NeoNuture.

Incubadora NeoNuture
Na foto acima, vemos que a incubadora por fora é como qualquer outra encontrada em um hospital.


Incubadora NeoNuture por dentro
Internamente, porém, é possível notar que apenas peças de automóveis foram utilizadas na incubadora.

Faróis que fazem o aquecimento, ventilador, campainha de alarmes... tudo que pode ser encontrado num carro. Para fazer a manutenção da incubadora, basta saber como consertar os faróis e ter peças de reposição de um carro. Além disso, a incubadora ainda funciona com uma bateria comum de automóvel.



Inovação nem sempre é a criação de um produto ou serviço novo, pode ser também uma forma nova de fazer/entregar um produto ou serviço que já existe, como no caso das incubadoras NeoNuture. Grande desafio, grande solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário