Translate

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Nubank - Vale a pena?

fonte: www.nubank.com.br
O Nubank é um cartão internacional com bandeira MasterCard Platinum e, apesar de não ter um programa de milhagens, soma pontos no programa MasterCard Surpreenda.

No ano passado, depois de ler sobre o cartão Nubank - o mais cobiçado do momento, longa fila de espera, inovador - fiquei curioso e resolvi fazer o pedido e entrar na fila de espera.


Processo de cadastro

25/Out/2015 - Pedi meu convite pelo formulário no site do Nubank. É preciso informar nome completo, CPF e endereço de email.

26/Out/2015 - Recebi um email confirmando que receberam meu pedido e que estavam fazendo minha análise de crédito. Algumas horas depois, mandaram outro email pedindo para eu baixar o aplicativo e fazer o cadastro: preenchimento de dados pessoais, selfie e foto frente e verso de um documento de identidade (as fotos são tiradas pelo próprio smartphone).

27/Out/2015 - Recebi outro email com o contrato em arquivo PDF, informando que meu cartão estava sendo produzido.

04/Nov/2015 - O cartão chegou em casa e fiz a ativação pelo aplicativo. Bem simples.

06/Nov/2015 - Fiz a primeira compra com o cartão e a compra logo apareceu no aplicativo. Tudo funcionando como esperado.

Impressões

Depois de 3 meses de testando usando o Nubank, estou gostando do cartão (mesmo já tendo um cartão sem anuidade e com programa de pontos). Gosto da facilidade e simplicidade de uso proporcionada pelo aplicativo. Me agrada muito também o fato de ser tudo por email ou pelo aplicativo, sem papel. 

Timeline Nubank
fonte: www.nubank.com.br
A inexistência de anuidade e taxas de manutenção são definitivamente os pontos fortes do cartão. Além disso, o aplicativo te ajuda a ter um melhor controle financeiro. Pelo aplicativo, é possível alterar e consultar o limite de crédito, além de ter acesso fácil às compras realizadas por uma timeline.


Os boletos são enviados por email, mas também podem ser gerados diretamente pelo aplicativo. Quando quiser, você também pode, pelo aplicativo, alterar a data de vencimento da fatura com facilidade.

Apesar de ser um cartão novo, ainda em fase experimentação, não tive nenhum problema com pagamentos, faturas ou informações no aplicativo. Até agora não precisei usar o suporte, que é feito pelo email meajuda@nubank.com.br.

Mesmo com programa de pontos MasterCard Surpreenda, senti falta de um programa de milhagens.

Ainda não tive a oportunidade de fazer compras internacionais com o cartão Nubank, mas quando fizer, atualizo o post.

UPDATE (15/Abr/2016): Fiz uma compra fora do Brasil e foi quase tudo tranquilo. A compra em si não teve problema nenhum, logo depois de pagar o App notifica a compra.


O "quase" fica por conta de uma duplicidade na fatura. A compra internacional aparece tanto na fatura de Maio como na fatura de Junho. As datas de compra estão diferentes nas fatura e o IOF só aparece na fatura de Maio.
Mandei um email questionando o fato para o atendimento do Nubank (meajuda@nubank.com.br), e acredito que eles consigam resolver isso facilmente.




UPDATE 2 (05/Mai/2016): Depois que fechou a fatura de Abril e mandaram o boleto, a cobrança duplicada desapareceu do mês de Junho.


Mas e aí, vale a pena?
A verdade é que depende:

Quando vale a pena:
  • se você paga anuidade  ou taxa de manutenção no cartão de crédito atual
  • se teu cartão atual não possui nenhum programa de milhagens
  • se você precisa de um cartão internacional e teu banco não te oferece vantagem alguma (isenção de anuidade + programa de milhagens)
  • se você, infelizmente, usa crédito rotativo, pois a taxa de juros é mais baixa que os cartões tradicionais (Nubank: até 7,75% ao mês; Outros cartões: chegam facilmente a mais de 15% ao mês)

Quando não vale a pena:
  • se você já possui um cartão de crédito internacional, isento de anuidade e com programa de pontos
  • não quer usar um cartão de crédito que ainda está em fase de testes
  • se você ainda prefere fazer compras com cartão de débito ou em dinheiro (apesar das vantagens, o Nubank continua sendo um cartão de crédito)

Outra coisa, quem já pediu mas continua na fila de espera, peça para algum conhecido indicar. Segundo o Nubank, "pessoas indicadas tem prioridade no processo de cadastro e podem experimentar o Nubank antes de todo mundo!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário