Translate

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Smartphone em blocos: Phonebloks

Imagine que seu smatphone está com o Wi-Fi quebrado ou a bateria não funciona mais como deveria e não dá para trocar. Dependendo do tempo e custo de reparo, esses problemas seriam bons motivos para descartar o telefone e comprar outro. Ou o fabricante apenas lançou um modelo novo (como fazem todo ano)... 

Seria bom - e mais barato - se fosse possível fazer upgrades e reparos facilmente nos nossos smartphones, certo? É justamente essa a proposta de um designer holandês chamado Dave Hakkens com o projeto Phonebloks: "a phone worth keeping". 


Blocos

A ideia do Phonebloks é que um smatphone pode ser customizável e ter manutenção simples. Um dispositivo "projetado para durar". O dispositivo seria construído em uma plataforma aberta e composto de uma placa-mãe com pequenos furos onde pode-se conectar o display na parte frontal e os recursos de hardware, como bateria, bluetooth, armazenamento etc, na parte de trás.

Fonte: www.phonebloks.com


Um telefone assim nos permitira obter uma configuração ideal para cada necessidade. Alguns poderiam abrir mão da câmera para ter uma bateria mais durável. Outros não precisam de um super processador, mas uma excelente câmera. Ou ainda, vai ser usado apenas para ligações (???), sem Wi-Fi, bluetooth ou câmera. Quebrou o antena? Só desconectar o bloco e substituir! 






Desafio

O desafio de projetar um telefone com peças substituíveis e até intercambiáveis é grande, mas a ideia é excelente. Tanto a manutenção de partes danificadas como o upgrade de hardware se tornariam muito mais fáceis e baratos. 

Acho que alguns fabricantes podem explorar a possibilidade sozinhos (Google?), mas não vejo no médio prazo em uma colaboração geral para montar o "telefone que vale a pena ter". Não é tão simples abrir alguns segredos de engenharia para os concorrentes. Sem mencionar as conhecidas guerras de patentes que temos visto ultimamente




Um comentário:

  1. fiz uma dublagem simples pra esse video
    http://www.youtube.com/watch?v=vsaGwoYvv_8&feature=youtu.be

    ResponderExcluir