Translate

quinta-feira, 7 de março de 2013

A ciência dos relacionamentos influentes

Imagine um serviço que procurasse na internet alguém importante, como um grande executivo, ou um político influente e mostrasse a quantos amigos de distância você está dessa pessoa. Sim, parecido com um LinkedIn, mas a pessoa que procura não precisaria estar cadastrada ou mesmo ter fornecidos seus dados para o serviço. 

Sim, podemos usar o Google para buscar informações de pessoas conhecidas, mas quanto tempo demoraria para acharmos as conexões que temos em comum com essas pessoas? Essa é a proposta de uma start-up chamada Relationship Science (RelSci).


O sistema funciona da seguinte maneira: digamos que você queira entrar em contato com Carlos Slim Helu, o homem mais rico do mundo segundo a Forbes (e também conhecido por ser muito discreto). Você digita o nome dele no campo de busca da Relationship Science e o sistema "caça" na web as conexões que você e o bilionário têm em comum.

O sistema então mostra como vocês estão conectados, por um amigo, por um amigo de um amigo, clube de golfe, primo do vizinho etc. A busca também mostra a qualidade dessas conexões como forte, média ou fraca

A grande sacada é que as pessoas não precisam estar registradas no sistema como funciona hoje em redes populares como Facebook, LinkedIn ou Google+. O sistema busca tudo o que está disponível na web sobre o "alvo".

Já deu pra perceber que a intenção desse serviço não é ser popular. De acordo com uma coluna no New York Times, o preço para usar a busca é de US$ 3.000 por ano.

Particularmente, considero a tarefa de buscar conexões entre duas pessoas apenas com informações públicas bastante difícil. E, apesar das informações serem públicas, a forma como o sistema as organiza pode gerar questionamentos sobre privacidade. De qualquer maneira, se a Relationship Science realmente entregar o que promete, pode mudar sensivelmente a forma como as grandes corporações fazem negócio. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário