Imagine que seu smatphone está com o Wi-Fi quebrado ou a bateria não funciona mais como deveria e não dá para trocar. Dependendo do tempo e custo de reparo, esses problemas seriam bons motivos para descartar o telefone e comprar outro. Ou o fabricante apenas lançou um modelo novo (como fazem todo ano)...
Seria bom - e mais barato - se fosse possível fazer upgrades e reparos facilmente nos nossos smartphones, certo? É justamente essa a proposta de um designer holandês chamado Dave Hakkens com o projeto Phonebloks: "a phone worth keeping".
Blocos
A ideia do Phonebloks é que um smatphone pode ser customizável e ter manutenção simples. Um dispositivo "projetado para durar". O dispositivo seria construído em uma plataforma aberta e composto de uma placa-mãe com pequenos furos onde pode-se conectar o display na parte frontal e os recursos de hardware, como bateria, bluetooth, armazenamento etc, na parte de trás.
Desafio
O desafio de projetar um telefone com peças substituíveis e até intercambiáveis é grande, mas a ideia é excelente. Tanto a manutenção de partes danificadas como o upgrade de hardware se tornariam muito mais fáceis e baratos.
Acho que alguns fabricantes podem explorar a possibilidade sozinhos (Google?), mas não vejo no médio prazo em uma colaboração geral para montar o "telefone que vale a pena ter". Não é tão simples abrir alguns segredos de engenharia para os concorrentes. Sem mencionar as conhecidas guerras de patentes que temos visto ultimamente.
fiz uma dublagem simples pra esse video
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=vsaGwoYvv_8&feature=youtu.be