Ontem o Facebook anunciou sua nova ferramenta de busca: o Facebook Graph Search.
Na "Busca Social" do Facebook, a relevância dos resultados da ferramenta é determinada principalmente pela proximidade das conexões (amigos, empresas, likes). A ideia do Graph Search é usar uma linguagem natural para "descobrir" coisas novas e interessantes, como por exemplo: "pessoas que gostam de escalar e trabalham comigo" ou "restaurantes italianos perto de casa".
Caso nenhum resultado seja encontrado na pesquisa, o Bing da Microsoft é automaticamente utilizado como mecanismo de pesquisa.
Algumas matérias colocam o Graph Search como uma grande ameaça ao Google. Futuramente, pode ser. Mas um problema que considero é que a ferramenta de busca do Facebook depende basicamente da qualidade do conteúdo gerado pelos usuários e a maioria do conteúdo, na minha opinião, carece de qualidade. A maioria dos usuários não estão compartilhando experiências e opiniões sobre produtos e serviços, mas espalhando os famosos memes e afins.
Outro ponto que não faz da ferramenta do Facebook uma ameaça real para o Google é que ela é limitada à rede social e aos resultados do Bing (que por enquanto ainda não oferece grande perigo para o Google).
Por enquanto, apenas disponível em inglês, a ferramenta está em fase beta e com funcionalidades limitadas. Por exemplo, a ferramenta ainda não faz a busca em posts dos usuários da rede (muito beta).
Veremos como a ferramenta vai evoluir...
Nenhum comentário:
Postar um comentário