Um dos efeitos colaterais causados pelo avanço da tecnologia é a obesidade infantil. Muitas crianças preferem assistir TV e jogar online a praticar uma atividade física. Na minha opinião, acho que as crianças não vêem mais as aulas de educação física como algo divertido: é muito "formal".
Na internet e nos vídeo games, as crianças ganham pontos, ganham seguidores, colecionam badges, ou seja, são recompensadas pelas conquistas no mundo virtual.
Mas e se houvesse uma forma de recompensar e premiar as crianças por praticarem atividades físicas ao ar livre igual nos jogos? Uma forma de "gamificar" as atividades físicas e exercícios?
Fico feliz em compartilhar que alguém pensou nisso e criou o Zamzee!
A proposta do Zamzee é justamente usar a tecnologia para fazer as crianças brincarem mais sem tecnologia.
Medidor de Atividade Zamzee |
De acordo com informações do site do produto, o Zamzee pode ser colocado no bolso ou preso na roupa por um clipe e a bateria pode durar até 2 semanas. Não há mensalidade, apenas o custo do dispositivo, que é US$ 29,95.
Particularmente, achei uma excelente ideia. O Zamzee torna a atividade física atraente dentro do modelo de diversão que as crianças entendem hoje. Infelizmente, ainda não está disponível no Brasil, mas acredito que não vai demorar muito para isso acontecer.
Ainda acho que praticar esportes e atividades físicas é muito divertido, mas sou de outra geração. Não existia internet quando eu era criança. Bons tempos...
Só de pensar nas diversas brincadeiras e esportes que pratiquei na minha infância, eu já fico cansado. Dificilmente o que fizemos na nossa infância será herdado pelos nossos filhos...
ResponderExcluirQuem sabe o de Zamzee faça a diferença!!
Pois é, Rafael. Hoje a criançada já nasce inserida no mundo digital. Realmente é preciso inovar pra fazê-las brincar de verdade, longe da tela do computador. E você não se esqueça de colocar a Carol pra praticar esportes!
Excluir