Translate

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Apple: muitos dólares e muitos bugs

Em 2007 a Apple mudou o conceito de smartphones com o lançamento do iPhone. Em 2008 veio o Macbook Air, que mudou foi a origem do que hoje a Intel define como ultrabook. A nova onda de inovação veio em 2010 com o lançamento do iPad e depois em 2012 com o Macbook Pro Retina Display.

A Apple se tornou a empresa mais valiosa do mundo, extremamente lucrativa, sinônimo de inovação. Os sistemas operacionais da empresa, OS X (computadores e notebooks) e iOS (dispositivos móveis) ficaram conhecidos como "os mais avançados do mundo".

Problemas

Coincidência ou não, após a a morte do Steve Jobs, a qualidade das entregas da Apple para o mercado vem sendo, no mínimo, questionável:

Claro que é normal software ter bugs, mas não me lembro de tanto problema assim com dispositivos da Apple num espaço tão curto de tempo. A empresa vem liberando atualizações para correção desses bugs num ritmo que lembra as atualizações do Windows!

Muitos reclamam do excesso de novos lançamentos da empresa. Você compra um dispositivo da Apple e depois de 3 meses já está obsoleto. Isso é um pouco frustrante. 


Mesmo os Macbooks Pro com Retina Display, lançados em Junho (tela de 15 polegadas) e Outubro (tela de 13 polegadas) do ano passado, já tiveram atualizações este ano. Nessa atualização, os Macbooks também tiveram uma redução de preços. Algumas matérias relacionam a redução de preços com a queda nas vendas da Apple, mas analistas afirmam que se trata de um repasse de preço, já que o alguns componentes ficaram mais baratos. O estranho é que o preço dos Macbooks Pro sem Retina Display subiu. Será que o preço do drive de DVD subiu ??? :-)


Grandes Produtos X Grandes Lucros

A impressão é que não estão tendo o mesmo cuidado de antes com os lançamentos. Estão colocando "novidades" no mercado simplesmente para turbinar vendas e não porque são realmente novidades. 

Um ponto interessante é que a Apple gasta muito menos que seus concorrentes em Pesquisa & Desenvolvimento tanto em valores absolutos como em percentual de vendas. Curioso para uma empresa que vive da inovação.


A Apple pode ter realmente sentido um choque de criatividade com a morte de Steve Jobs, ou só tenha passado da etapa de maturidade e entrando em declínio, como é normal no ciclo de vida de qualquer produto. Pode também ser simplesmente uma grande coincidência.
Seja qual for o motivo, uma coisa é certa: a Apple hoje está mais para empresa de grandes lucros do que empresa de grandes produtos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário